10 de maio de 2016

Como se depilar sozinha com cera - tipos e técnicas


Oii, hoje irei fazer um manual da depilação e mostrarei algumas técnicas para você se depilar sozinha e sem stress!! Irei falar sobre depilação com cera.
Para começar, se você nunca se depilou sozinha, você precisa saber que existem vários tipos de ceras, antes de sair por ai e escolher alguma cera qualquer, saiba que existem vários tipos e talvez pegar a primeira que você viu não é a melhor opção! Parece mais difícil do que realmente é, o que é complicado mesmo, é ter coragem de puxar, mas isso passa com o tempo. 

Muitas mulheres optam por se depilarem em casa, e por vários motivos, economia, as vezes compensa bem mais comprar os materiais e fazer sozinha, por falta de tempo de ir na depiladora, em casa você faz no seu tempo, até de madrugada se você quiser, por terem vergonha... Enfim, se você tem um bom motivo e quer fazer sozinha também, vou te mostrar como!

Tipos de ceras

Cera fria

Não dilata os poros, então a dor é (na minha opinião, bem maior) maior. Os pelos demoram normalmente 20 a 25 dias para crescer. Os excessos de cera são removíveis com óleo removedor, específico para depilação. 

- Vantagens: existem kits prontos que vêm com papel e cera.
- Desvantagens: é um método dolorido.

Modelos:

Cera quente

Dilata os poros e os pelos saem mais fácil. Os pelos demoram normalmente 20 a 25 dias para crescer. 

- Vantagens: os pelos voltam mais "fracos" e não dói muito.
- Desvantagens: pode queimar a pele se não tomar cuidado.

Existem dois tipos de cera quente. As que você puxa com a própria cera (as de panelinha) e as que você puxa com os lenços para depilação. Nos dois tipos você encontra as removíveis com óleo e com água.

Modelos:

Agora que você já sabe qual tipo escolher, quando for comprar, provavelmente irá de deparar com vários "sabores" mas não adianta escolher qual você mais gosta, tem que saber qual é o mais adequado para sua pele pois cada um tem uma função! Veja quais são:

Mel - é indicada para todos os tipos de pele. Mas, às vezes, essa cera pode ficar açucarada rapidamente, especialmente se você estiver em um ambiente com ar-condicionado. Por isso a ação deve ser rápida. Gruda demais e deixa bastante resíduos.

Chocolate - indicada para todos os tipos de pele, é mais indolor, por conter agentes anti-inflamatórios. Hidrata e não encrava os pelos. Não deixa muitos resíduos. 

Rosa - ideal para mulheres com pele secas, já que na formulação tem o óleo essencial de rosas, que proporciona hidratação a pele.

Algas - é indicada para peles normais e ajuda a manter a região bem hidratada.

Negra - indicada para quem possui pelos grossos e resistentes, proporciona pele macia e aveludada.

Azuleno - é indicada para peles delicadas, que ficam muito vermelhas ou que se irritam facilmente. Tem ação calmante e suavizante.

Agora que você já escolheu tudo, já sabe o que vai usar, vou ensinar algumas técnicas que irão te ajudar bastante!!


1 - Prepare a pele antes

Fazer uma esfoliação, pelo menos, uma vez por semana ajuda a remover a camada de células mortas, porém, é fundamental que o procedimento seja realizado três dias antes e três dias após a depilação, isto contribuirá na prevenção de pelos encravados. No dia da depilação, aplique uma loção adstringente pré-depilatória, além de remover a oleosidade excessiva da pele, o produto retira também impurezas que poderiam causar irritações após a depilação como a foliculite. 

2 - Use produtos industrializados

Nada de receitas caseiras com mel, açúcar ou limão. Além de extremamente agressivas e causadores de alergias, esses produtos também provocam manchas na pele.

3 - Não deixe a cera muito quente

Além de correr o risco de sofrer queimaduras graves, dificilmente você conseguirá manipular a cera de forma correta, diminuindo sua eficácia.
4 - Puxe no sentido contrário

Recomenda-se que a cera seja aplicada no sentido do crescimento dos pelos e removida no sentido contrário ao do crescimento. Só assim você consegue o máximo de aderência e evita a necessidade de repetir o procedimento várias vezes, o que pode causar irritação e aumentar a sensibilidade da pele. 

5 - Use hidratantes após a depilação

Hidratar a pele após a depilação ajuda a prevenir ardência ou alergia, ou até mesmo pele seca e áspera. Use gel pós depilatório de camomila caso esteja ardendo muito.

6 - Faça esfoliação três dias depois

Cerca de três dias depois de se depilar, esfolie novamente a pele para evitar pelos encravados.

7 - Depilou a virilha? 

Quem depilar a virilha deve usar calcinhas que diminuam o risco de irritação, e não existe nada melhor neste quesito do que calcinhas de algodão.

8 - Não tome sol

Evite tomar sol nas 48 horas após a depilação. Neste momento a pele está sensível e os poros abertos, por isso fica mais propensa a manchas.

As marcas que estão nas imagens foram escolhidas aleatoriamente, escolhi marcas que eu conheço, posso fazer um post falando das que eu testei e gostei. Eu particularmente prefiro as hidrossolúveis pois não são grudentas, então se for na mão, não preciso do óleo para limpar e nem nas áreas depiladas.

Espero que gostem, beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário